We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Base da nossa felicidade

Base da nossa felicidade
Tema: Você é feliz.
Ponto de partida.
Uma das coisas mais difíceis de definir é a felicidade, isto é compreensível, pois existe uma linha muito tênue que divide ser feliz com o que temos daquilo que somos.
Se você é o tipo de pessoa que tem como base da felicidade o que você tem ou conquistou, eu tenho que lhe dizer que certamente você não descobriu a real é verdadeira felicidade, pois se o que temos é o que nos torna felizes como se explica o grande numero de suicídios na classe abastada da nossa sociedade.
Veja estes dados.
1º Taxa de suicídios é maior nas regiões mais ricas de São Paulo …
Segundo dados colhidos em 24 de Março de 2010
São Paulo – Alto de Pinheiros, Morumbi, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Moema, Pinheiros, Perdizes, Vila Mariana, Consolação, Bela Vista, Barra Funda, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Brás, República, Santa Cecília e Sé. É nesses bairros localizados nas regiões central, centro-sul e centro-oeste da capital paulista, que concentram a população de maior renda, que estão as maiores taxas de suicídio da cidade: 6,3 ocorrências para 100 mil habitantes. O dado é do pesquisador Daniel Hideki Bando, que estudou o tema para seu mestrado em geografia pela Universidade de São Paulo.
Já nos distritos de Campo Grande, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Santo Amaro, Socorro, Pedreira, Raposo Tavares, Vila Andrade e Vila Sônia, na zona sul, é de 3,3 casos para 100 mil habitantes.
2º Países mais ricos têm maiores taxas de depressão
Pesquisa feita 1 de agosto de 2011
Um novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que países ricos tendem a ter maiores taxas de depressão do que as nações de baixa renda.
Uma equipe de pesquisadores analisou amostras representativas de pessoas de 18 países nos cinco continentes, totalizando 90 mil pessoas, avaliando seus históricos de depressão.
O estudo estima que a proporção de pessoas que já tiveram um episódio de depressão clínica na vida é de 15% nos países em que as pessoas tem alta renda e 11% em países de baixa renda. Enquanto a França (21%) e Estados Unidos (19%) tiveram as taxas mais elevadas, a China (6,5%) e o México (8%) apresentaram os índices mais baixos.
3º-Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um milhão de pessoas comete suicídio ao ano. Os dados foram divulgados na última sexta (7), junto com um pedido para que os governos tratem este problema de forma urgente.
O número significa que a cada 40 segundos, aproximadamente, uma pessoa tira a própria vida. E se o número de suicídios é alto, o número de tentativas é 20 vezes maior: 5% da população mundial vai tentar tirar a própria vida pelo menos uma vez durante sua existência.
Pesquisa feita em Setembro de 2012
Talvez você esteja se perguntando nesse exato momento porque o pastor esta falando sobre estes dados, para fazer você compreender que a verdadeira felicidade não esta no que você tem. Mais se não esta no que temos esta em que então ?
ouça este pensamento
(A felicidade ou a infelicidade de um homem não depende da quantidade de propriedades ou ouro que ele possui.A felicidade ou a miséria residem na alma de cada um.
Demócrito)
Se o problema esta na alma então nada melhor que recorrermos a palavra de Deus e ouvirmos o que ela tem a nos declarar.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A palavra de Deus ensina-nos que a felicidade tem 7 coisas que á origina .
1- Na comunhão Salmos 133,1.
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
Seguindo este texto posso concluir que os que têm comunhão com seus irmãos não são pessoas que se isolam, se não se isolam não se deprimem
2- Na obediência a sua palavra salmos 40,8
Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.
3- Na paz que Jesus nos da Fl 4,7
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
4- Nas provações sofridas por ser justo Mateus 5,10-12
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
5- Tem seu abrigo em Deus salmos 46
6- É feliz por isto pratica boas obras Efésios 2,10
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
Bem diferente de fazer algo bom para encontrar felicidade
7- Na sabedoria devidamente aplicada e vista pela nossa prudência Pv 8,12
Eu, a sabedoria habita com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.
Concluo esta mensagem dizendo que!quem tem Jesus é feliz

Se eu não tiver amor

Se eu não tiver amor
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria…” este é um conhecido refrão de uma das músicas de Renato Russo, compositor e intérprete da banda Legião Urbana e também o trecho de uma das cartas que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Corinto, no Novo Testamento.
A poesia de Renato lida inteira, na verdade, pouco tem a ver com o contexto macro de I Corintios 13, que trata do amor ágape, o amor que tudo sofre, tudo espera e tudo crê sem precisar de nada em troca.
Renato interpreta de forma equivocada e míope o amor de I Coríntios como sendo o amor eros, o amor da atração sexual, do namoro. O amor sexual depende da troca, do alimento diário de carinho, depende do apelo sensual, dos jogos de sedução e tantos outros elementos que fazem um homem e uma mulher se apaixonarem, por exemplo.
Nada errado em se amar assim. É bom! É prazeroso! Mas o texto da carta do apóstolo Paulo vai muito além da troca disputada e acariciada deste amor.
O amor eros um dia passa, um dia se esfria e perde o vigor. Até mesmo o amor phileo, o amor dos amigos, dos filhos e pais perde força e muitas vezes não consegue ser correspondido à altura e se frustra. Mas o amor ágape permanece inviolável, inabalável. Perdoa mesmo sem vontade ou sem forças. Perdoa o imperdoável. Acredita no inacreditável, não de forma boba ou inconsciente, mas dá nova chance. Diz a verdade, mesmo que seja dura, quando preciso. Se doa mesmo sabendo que não receberá nada em troca. Este amor é aprendido, exercitado e alimentado no amor eterno de Deus. A Graça de Deus é ágape e reside aí a necessidade de, como filhos de Deus, aprendermos a desenvolver o amor ágape nas nossas relações interpessoais.
João, na sua 1ª carta, diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” e ainda “Se alguém diz: eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê”.
O amor de Deus nos reconciliou com ele por Graça, sem que nós merecêssemos, sem esforço da nossa parte, mesmo que não consigamos ficar de pé por muito tempo e tantas vezes caiamos e erremos novamente. O amor de Deus opera em nós, mesmo enquanto andamos no erro, no pecado.
Jesus ensina que devemos amar assim também. O perdão, graça e bênçãos que recebemos de Deus devem ser devolvidos àqueles que estão à nossa volta. Todos! O amor ágape não ama só quem devolve amor, mas ama também ao que o odeia, ao que nem se sabe amado ou o despreza.
O amor ágape é livre e não é privilégio de qualquer grupo em particular. É para todos. Vai onde ninguém se dispõe a ir, consegue romper os grilhões da maldade, da morte e opera doando-se abundantemente, sem ressentimento. Não conhece nomes, títulos ou passado. Não diz: “eu te amo enquanto me amares”, mas ama poderosamente em oração e lágrimas se preciso, mas ama.
Ágape é um dom, um presente gratuito. Imerecido! Por isso se perpetua sem precisar do incentivo ou de “fazer por onde”. Ágape dá a vida não somente pelos amigos, mas também pelos inimigos e deseja que sua vingança seja sempre transformada no abraço apertado do perdão, da reconstrução do caminho em direção à vida e não à morte.
O convite de Deus é sempre ao amor ágape. Este é o princípio e a finalidade de todas as coisas. Nele somos aperfeiçoados pelo e para o amor. Se não for assim, nada seremos, ainda que façamos chover curas, milagres e profecias.
Amamos nossos inimigos e ofensores com amor ágape ou exercemos sobre eles apenas o phileo enquanto durar nosso ânimo?
Vivemos o que pregamos como verdade ou nos conformamos nas nossas próprias fraquezas como desculpa para nada fazer ou falar?
Estamos mesmo dispostos a amar com tamanha entrega e viceralidade até as últimas consequências na Graça e no poder de Deus?
Particularmente, eu acredito que um dia todos nós seremos julgados não meramente pelo que fizemos de certo ou errado, pelo pecado que cometemos. Mas seremos medidos pelo bem que deixamos de fazer, pelo perdão que nos recusamos a oferecer e pela mão que não estendemos como graça aos nossos inimigos.
Paulo termina sua carta dizendo que no final de todas as coisas, de todos os tempos, poderes e universos, permanecerão apenas a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes três é o amor.
O Deus que nos ama sem merecermos nos ensine a amar sem merecimento e nos abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

A mulher encurvada


Estás livreTexto: Lucas 13:10-17

Introdução:

Infelizmente, muitos crentes estão vivendo como os escravos. O preço já foi pago, todos os requisitos legais foram preenchidos. Deus aceitou a "a proclamação da emancipação" feita por Jesus no Calvário, quando disse: "Está consumado". Em Cristo, fomos libertos para sempre! Nós não somos mais escravos de nossos pecados, nosso passado, nossa culpa, ou qualquer outra coisa que poderíamos citar. No entanto, ainda vivemos em cativeiro porque não aceitamos a liberdade disponível para nós em Jesus.
Esta passagem é sobre como Jesus pode nos libertar. Quando observamos Ele libertar esta mulher doente da escravidão de sua doença, temos uma imagem do que Ele pode fazer por nós, se chegarmos a ele. Talvez hoje seja o dia em que você identificará o que te prende e você se livrará dele para sempre!

I. O tormento que ela sofreu. V. 11,16

A. Ela foi afetada fisicamente - Esta mulher sofria com uma dor física severa. Seu corpo estava encurvado. Certamente, cada dia era uma luta para ela. Ela encontrava-se em uma condição física que a impedia de olhar para cima. Ela não poderia, por sua própria força, superar sua condição. Infelizmente, muitos têm se encontrado em um estado espiritual em que não podem olhar para cima também! Totalmente incapazes de ver além do tormento que estão experimentando em suas vidas.
Se você é do Senhor, até mesmo suas aflições são parte de seu plano para a sua vida, Romanos 8:28.
B. Ela foi atacada espiritualmente - O versículo 16 nos permite saber que esta mulher era um israelita e uma crente. No entanto, ela está sob o ataque do diabo! Satanás a amarrou e causou seu corpo ser quebrado por sua aflição.
Mesmo as pessoas salvas podem ser atacadas pelo diabo. Agora, precisamos entender que nenhum santo de Deus pode ser possuído por demônios. Jesus não expulsa qualquer demônio aqui. Ele simplesmente falou a sua condição. Ela não estava possuída por demônios, ela estava oprimida por demônio! Na maioria das vezes, nossas doenças são apenas aquilo que é parte integrante da experiência humana. O ponto aqui é que os crentes podem estar sob o ataque do inimigo. Ele vai procurar maneiras de prender as nossas vidas e impedir-nos de ser tudo o que Deus quer que sejamos.
O que tem prendido você esta noite? Pecado? Amargura? Tentação? Ódio? A falta de perdão? Culpa? Vício? Luxúria? Inveja? Ganância? Religião? Medo? Preocupação? Finanças? A lista poderia continuar, mas o fato é, tudo e qualquer coisa, até mesmo as coisas boas da vida podem ser usadas pelo inimigo para prender, dificultar e devastar a nossa vida, se nós permitimos!
C. Ela foi afetada socialmente - Sem dúvida, por causa de sua condição, esta mulher era considerada uma aberração. Ela era uma excentricidade para ser ridicularizada e imitada por crianças. Ela era um pária e provavelmente era indesejada, mal amada e abandonada. Ela era o tipo de pessoa que você iria evitar na rua. Ela era um pária social!
Ela conhecia a dor da rejeição. Alguns de vocês estão afetados dessa maneira esta noite. Cuidado, não permita que sua rejeição se torne em amargura. O inimigo vai prendê-lo, se você permitir!
Antes de prosseguirmos nesta passagem, quero apontar algo sobre essa mulher. Para mim, ela é uma das imagens mais poderosas de fé e fidelidade no Novo Testamento. Ela estava nesta condição por 18 anos! Se ela foi à sinagoga todos os sábados durante os 18 anos, ela participou de cerca de 1.000 reuniões lá. Ela esteve doente por 18 anos. Ela não foi curada, ainda assim ela acredita em Deus! Ela ora, mas, mesmo quando parece que Deus não vai responder, ela permanece fiel. Ela vai para os cultos, a despeito do fato de que alguém poderia pensar algo sobre ela.
Ela sofreu durante anos enquanto Deus apenas a observava, ela ainda permaneceu fiel! Se tivermos uma dor de cabeça, corremos para o frasco de remédio e deixamos de ir a igreja. Ela estava encurvada, mas ela entrava na casa de Deus para adorar! Nós permitimos a menor colisão na estrada da vida desviar-nos e levar-nos a querer jogar a toalha.
Ela persistiu em sua fé, mesmo quando a vida estava difícil, porque ela amava o Senhor seu Deus! Eu acho que ela continuava fiel porque ela sabia que Deus sabia melhor. Eu acho que ela ainda acreditava em seu coração que Deus um dia responderia a sua oração. Eu acho que ela sabia que Deus era digno de sua adoração, se Ele a tocasse ou não! Ela o amava e ela iria adorá-Lo, apesar dos obstáculos que enfrentava. Ela estava comprometida com o Senhor! Estamos comprometidos?

II. O toque que ela experimentou. V. 12-17

Esta mulher não foi a única que chegou à sinagoga para adorar. Jesus Cristo estava presente naquele dia e Ele veio para adorar também. A Bíblia diz o versículo 12: "Vendo-a". Jesus foi para a Casa de Deus para adorar. Ele sabia que a adoração genuína envolve mais do que apenas sentar em seu lugar. A adoração é mais do que uma experiência da cabeça. É uma experiência do coração que encontrou reação em Suas mãos! Muitos vêm à igreja, sentam-se no banco, colocam seu cérebro em ponto morto e se deslizam através do culto, sem se moverem ou serem movidos por aquilo que eles experimentam. A adoração genuína acontece quando nossa fé se move da cabeça, até nossos corações e então através de nossas mãos, Tiago 1:27. O tempo gasto na igreja que não move o coração e não motiva suas mãos não é adoração, é apenas tempo gasto na igreja!
A. Ela recebeu uma palavra de compaixão - Quando Jesus a viu, ele a chamou para vir a ele. Quando ela enfrentou seu caminho e foi onde Ele estava, Ele falou com ela. Ele a chamou de "Mulher". Que palavra de compaixão! Aqui estava uma mulher cuja beleza há muito havia desaparecido. As pessoas não a via como uma mulher, mas como uma aberração, um objeto de repulsa, zombaria, e provavelmente pena. No entanto, Jesus a viu como uma mulher! Outros podem não ter reconhecido a sua importância, mas Jesus reconheceu. Ele a amava como ela era!
Ninguém em torno de você pode reconhecer o seu valor, mas Jesus reconhece. Ele não te vê pelos problemas que você carrega. Ele não vê você à luz de seu passado, seus problemas ou suas cicatrizes. Ele vê você pelo que você pode se tornar através da Sua graça incomparável! Ele vê o que Ele pode fazer em, para e através de você. Ele te vê como importante, especial e honroso diante dele.
Então Ele falou as palavras que deve ter emocionado a sua alma, "estás livre da tua enfermidade". O que ela tentou e não conseguiu fazer, Jesus fez com uma palavra! O que ela e nem ninguém nunca poderia ter feito, Jesus fez com uma palavra! Eu não sei o que te prende esta noite. Eu não sei com que tipo de passado você está lutando.
Eu não sei que tipo de demônios emocionais que assombram o seu dia a dia. Eu não sei sobre os vales e os fardos, mas eu sei quem pode! Eu sei que se você se chegar a ele, Mateus 11:28, Ele pode falar a palavra de libertação que vai te libertar de tudo o que dificulta você. Ele não te salvou para deixá-lo em cativeiro. Ele te salvou para te fazer livre, João 8:36.
B. Ela recebeu uma obra completa - Este milagre que Jesus realizou para esta mulher foi rápido, perfeito, público, permanente e foi internalizado! Era difícil negar!
1. Ele afetou a cura - Depois que Jesus falou, Ele a tocou e imediatamente ela ficou ereta! Já não era mais forçada a se mover de lugar para lugar, nunca foi capaz de olhar para cima, ver as estrelas, olhar para o céu. Não era mais deformada e bizarra. Já não seria mais alvo de piadas e um objeto de escárnio. Ela tinha sido curada!
O que Jesus fez por ela, Ele tem o poder de fazer por você. Ele pode quebrar as algemas que te prendem e libertá-lo. Você precisa do Seu toque na sua vida. Você precisa se chegar até ele e olhar para Ele para a libertação!
2. Ele atacou a causa – A aflição desta mulher era causada por Satanás. Jesus repreendeu a influência do diabo em sua vida e a libertou!
Amigo, ele quer fazer a mesma coisa para você hoje. Ele quer livrá-lo da escravidão da sua dor. Ele quer curar suas cicatrizes emocionais. Ele quer te libertar da dor e da solidão que você sente! Nossos inimigos, o mundo, a carne e o diabo tem o prazer em nos manter em cativeiro. Porque, quando estamos presos, somos inúteis para o Senhor e não podemos contribuir para a obra do reino do Salvador. Jesus tem um plano para torná-lo livre. Você precisa se chegar até ele!
3. Ele se dirigiu aos críticos - Quando este milagre aconteceu, as pessoas na sinagoga começaram a alegrar-se, versículo 17. No entanto, o chefe da sinagoga disse ao povo que eles poderiam ser curados qualquer um dos outros seis dias da semana. Ele estava querendo dizer que o sábado era mais importante do que as necessidades do povo! Jesus repreendeu esta ideia e apenas disse a este homem que estava colocando as necessidades dos animais acima das necessidades das pessoas! Na verdade, Jesus diz que ele é um hipócrita! Ele amava sua religião mais do que amava a Deus, ou o povo de Deus!
Quando este homem foi para a casa de Deus, ele estava preocupado com sua religião e sua reputação. Quando Jesus foi, Jesus viu os outros e suas necessidades. O chefe da sinagoga estava determinado a levar a cabo a sua religião sem ser distraído pelas necessidades em torno dele. Jesus, por outro lado, estava sempre à procura de como ele poderia ajudar aqueles em torno dele. Ele estava cuidando dos negócios do pai, João 5:19-20.
A primeira coisa a lembrar, é que Jesus Cristo ainda tem o mesmo poder em Seu toque, esta noite. Se você estiver perdido, ele ainda tem o poder de salvar você. Se você está sofrendo, seja emocionalmente, espiritualmente, ou fisicamente, ele ainda tem o poder de curar você. Se você está preso esta manhã pelas muitas coisas que vem contra os filhos de Deus. Ele tem o poder de tocar em você e te libertar!

III. A transformação que ela experimentou. V. 13.

A. Ela foi curada externamente - A vida nunca mais seria a mesmo para ela de novo! Sua condição havia sido alterada para sempre! Ela era toda ela, estava ereta e estava livre da escravidão do seu estado.
Esse é o poder do Seu toque. É uma mudança de vida e é forte. Quando Ele toca, endireita o que está errado e dá-lhe a cura, você nunca mais será o mesmo novamente. Você vê, quando Jesus cura o coração, ele sempre afeta o homem exterior também, Romanos 12:1-2; 2 Coríntios 10:3-5. Aliás, é na mente que a verdadeira mudança é efetuada. Quando o homem interior é afetado, todo homem exterior mostra o fruto desse trabalho!
B. Ela foi curada emocionalmente - Esta pobre mulher, humilhada, quebrado, se endireitou e começou a louvar o nome de Jesus Cristo. Sua dor tinha sido substituída com o Seu louvor! Sua vergonha foi substituída com seu grito! Ele havia tocado e agora ela estava livre! Ela simplesmente continuou levantando a sua voz em louvor a Deus! Que graça que pode substituir nossa escravidão com a liberdade gloriosa encontrada em Jesus. Quando experimentamos Seu toque, quando Ele rompe os laços que nos prendem, quando Ele nos livra das cicatrizes, dor e provações da vida, Ele substitui a nossa tristeza com a Sua glória. Quando o Senhor te libertar, não se preocupe com isso, apenas dê-lhe o louvor que Ele merece!

Conclusão:

Tudo o que eu disse esta noite foi projetado para que você saiba que Jesus Cristo se importa com você e Ele tem um plano para ajudá-lo. Ele quer te libertar de tudo o que te prende hoje. Eu quero que você perceba que Jesus fez o primeiro movimento. Ele a chamou para ir até Ele, versículo 12. Ela respondeu ao seu chamado, veio a Ele e conseguiu a ajuda que precisava. Ele está chamando você hoje? Existe algo em sua vida que te prende? Alguma dor do passado? Algum pecado secreto ou escondido? Alguma amargura e rancor que tem encravado em seu coração? Talvez você só precise vir a Ele. Ele vai te salvar se você vir.
Quando é que vamos aprender que a única maneira de obter a ajuda de que precisamos do Senhor é ir ao seu encontro. Ou seja, quando Ele chama, nos achegarmos a ele. Quando Ele chama respondermos. Quando fazemos isso, temos a promessa de que Ele vai estar lá para nos encontrar e nos ajudar a obter a cura de que necessitamos para as nossas vidas.


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2012/11/estas-livre.html#ixzz2BOclmEQj

A parábola do filho pródigo


Por André Sanchez

ONDE ESTÁ?

parábola do filho pródigo está registrada em Lc 15.11-32

RESUMO DA PARÁBOLA

Essa parábola conta a história de um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo resolve pedir ao pai sua parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver. Nessa terra distante ele vai gastando cada centavo do seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. No momento mais crítico ele sente atração até pela lavagem que era dada aos porcos, tamanha era a fome que sentia. Ele, então, se lembra da casa do pai e resolve voltar arrependido. É recebido com muita festa pelo pai e rejeitado pelo seu irmão mais velho.
Parábolas de Jesus: o filho pródigo

EXPLICAÇÃO

Muitas pessoas não sabem bem o que significa a palavra pródigo, que aparece normalmente no título que é dado a essa parábola. De acordo como o dicionário online Michaelis, significa: “Que despende com excessiva profusão; que desbarata os seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário.” Essa parábola mostra Deus na figura do Pai. E mostra cada um de nós ou na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão, ou na figura do irmão mais novo, que vive uma vida cheia de pecados.

LIÇÕES DA PARÁBOLA

Talvez essa seja uma das parábolas capazes de nos dar o maior número de lições entre todas, pois é muito rica. Destaco algumas para nossa edificação:
Deus muitas vezes irá permitir que caiamos em nosso orgulho. Observe que o pai da parábola, mesmo estando vivo, deu a parte da herança ao filho mais novo. Ela não era obrigado a fazer isso, poderia inclusive proteger seu filho, negando-lhe e proibindo que ele fizesse aquela loucura, porém, ele permitiu, e sabia que seu filho iria sofrer por causa do seu orgulho e imprudência. Mas o pai tinha seus planos.
Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. O pai descrito na parábola é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Ele não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos erros.
Deus nos recebe de braços abertos quando somos humildes e nos arrependemos. Quando o pai vê a volta de seu filho arrependido, manda preparar uma festa e declara ao irmão mais velho: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lc 15.32)
Como o filho mais velho, muitas vezes focamos no menos importante ao invés do mais importante.Observe que o filho mais velho fica extremamente preocupado com sua própria justiça e zelo e com os bens materiais que seu irmão desperdiçou, achando-se superior. Estava tão cego que não conseguia enxergar a conversão de seu irmão, pelo contrário, dá a entender que preferia que seu irmão permanecesse no mundo. “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lc 15.29-30)
Deus ama tanto os seus filhos que já O servem, quando aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade. A parábola do filho pródigo mostra a grandeza do amor de Deus. Ao filho mais velho, que sempre estava servindo o pai e buscando fazer a sua vontade, ele diz: “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lc 15.31). Ao filho mais novo, diante de uma atitude de arrependimento, o pai age amorosamente: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lc 15.20)
E VOCÊ, VÊ MAIS ALGUMA LIÇÃO NESSA PARÁBOLA?

E se Deus te escolhesse para ser o próximo Jó?


Por André Sanchez
O início da narrativa do livro de Jó aponta Jó como um homem estabilizado na vida, tanto material como espiritualmente, coisa que todos nós buscamos. Uma família abençoada, bens que garantiam uma sobrevivência tranquila e uma vida espiritual exemplar (Jó 1. 1-5). Talvez a vida de Jó seja bem parecida com a de muitos de nós, com algumas variações para mais ou para menos. Porém, o fato que quero abordar aqui é o que vem a seguir, quando nos é apresentado um diálogo entre Deus e Satanás e o desencadear desse diálogo:
E se você fosse escolhido para ser o próximo Jó?
“Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Será que Jó não tem razões para temer a Deus? Respondeu Satanás. Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele” (Jó 1. 8-12 – NVI)
Na sequência do diálogo entre Deus e Satanás, tragédias despencam sobre a vida de Jó com a morte de vários de seus empregados (1.15), de ovelhas (1. 16), roubo de seus camelos (1. 17), a morte de seus filhos (1. 19). Apenas essa primeira fase da provação de Jó já me arrepia e me traz perguntas à mente: E se Deus resolvesse que eu seria provado como Jó? E se eu fosse escolhido para ter a fé provada nos mesmos termos que Jó? Seria a minha fé suficiente para não blasfemar contra Deus e abandoná-Lo?
Como Jó não blasfemou diante de Deus e nem abandonou o Senhor (Jó 1. 20-22), pelo contrário, O adorou, o Diabo resolveu solicitar a Deus permissão para aumentar a prova:
“Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo. Pele por pele!, respondeu Satanás. Um homem dará tudo o que tem por sua vida. Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele. Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. Então Jó apanhou um caco de louça com o qual se raspava, sentado entre as cinzas.” (Jó 2. 3-8 – NVI)
Na segunda sequência de provações, Jó perdeu sua saúde e qualidade de vida, além do apoio de sua esposa, que lhe sugeriu que amaldiçoasse a Deus e morresse (2. 9). Ele ficou praticamente na miséria material e física. E tudo isso com a permissão de Deus.
Essa segunda sequência de provações me arrepia ainda mais! E se Deus permitisse que minha fé fosse testada até esse nível? Se minha saúde fosse tirada sobraria alguma fé em meu coração? Se não restasse mais nada, nem o apoio dos entes queridos, eu permaneceria firmado e confiante em Deus?
Talvez cada um de nós que diz que ama a Deus, que tem fé Nele, que não O abandonaria por nada, precisássemos pensar melhor em como anda nossa fé e o nosso amor por Deus! Pode ser que alguns de nós sejamos escolhidos para ser Jó. Pode ser que você que está lendo esse artigo ou eu que o estou escrevendo, sejamos, com a permissão de Deus, provados.
Como será se você for escolhido para ser o próximo Jó?

Você já parou para pensar na sua própria morte?


Por André Sanchez
Sempre que a vida me coloca frente a frente com as realidades que envolvem a morte, seja através de uma data ou de uma situação, me vem à mente de forma muito forte o ensino do sábio Salomão no livro de Eclesiastes 12. 1-8. Quando somos jovens temos uma visão distante do que a morte representa para nós, porém, a Bíblia é muito competente para nos lembrar de como deve ser nossa atitude diante da iminência da nossa própria morte. Não devemos ser irresponsáveis e covardes diante dela.
Você já pensou a respeito de sua própria morte?
No texto que referi, Salomão, conclama-nos a não virarmos as costas a Deus, apoiados em nossa juventude e vigor, achando que somos os todo poderosos donos de nossa própria história. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade…” (Ec 12.1). Lembrar-se de Deus não é algo para o amanhã, mas para o hoje. Na continuação de seu pensamento, Salomão, mostra que o vigor e a força da juventude acabam naturalmente para todos nós, mais cedo ou mais tarde. “…antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer…” (Ec 12.1).
Na sequência do texto essa verdade toma forma e temos uma linda e aterrorizante poesia que mostra como nossa fragilidade vai se acentuando no decorrer dos anos. Veja um trecho: “no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem…” (Ec 12.3-4)
O destino de todos nós, em havendo vida, é que caminhemos em direção à morte. Isso é o natural. Daí a importância de Salomão destacar no início desse texto que precisamos, antes de chegarem esses dias difíceis, estar bem com Deus. Por isso, repito: Lembrar-se do Criador é coisa para o hoje e não para o amanhã!
O término da poesia de Salomão, inspirada por Deus, mostra que seguiremos diretamente ao pó. Por mais que você resista a refletir sobre isso, é a verdade: “e o pó volte à terra, como o era…” (Ec 12.7). Porém, a preocupação maior não é com a matéria (o corpo) que será destruída pela terra, mas com o espírito imortal que volta a Deus: “…e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12.7).
A grande pergunta é: O que Deus fará com seu espírito quando ele retornar a Ele após a sua morte? A resposta bíblica revela quão importante e urgente é que estejamos preparados, pois Deus dá ao nosso espírito o destino eterno que ele gozará. Aos salvos, a presença de Deus. Aos condenados, o sofrimento eterno. E isso sem qualquer segunda chance.
Assim, receba o conselho de Salomão. Entregue sua vida a Jesus Cristo hoje mesmo e esteja preparado para o momento da sua morte que, mais cedo ou mais tarde, chegará como chegará para cada um de nós: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Ec 12.1)
E VOCÊ, JÁ PENSOU VERDADEIRAMENTE SOBRE SUA PRÓPRIA MORTE?
Por André Sanchez
Fonte: http://esbocandoideias.com

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook