We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

domingo, 1 de julho de 2012

Angelologia: A existência dos anjos


Em teologia sistemática o estudo dos anjos recebe o nome de Angelologia. A palavra deriva do grego: “angelos” = mensageiro e “logia” = estudo. Em um termo geral a palavra é usada para descrever todo o ser com ligação e procedência divina que não façam parte da Santíssima Trindade.


A existência dos anjos remota milênios atrás. Na verdade, não se sabe exatamente em que período do tempo os anjos foram criados. O que se sabe é que a existência destes seres divinos, provavelmente foi após a criação do terceiro céu. Não o céu que conhecemos, mas propriamente o lugar onde Deus habita.


É impossível precisar a data da criação dos anjos. No entanto, é possível estabelecer a ocasião e o contexto histórico para o surgimento dos anjos.


Para colocar em ordem a origem do homem com as explicações da ciência, historiadores acreditam que existiram três jardins. O jardim mineral (Ezequiel 28.13), o jardim vegetal (Ezequiel 31.8,9) e o jardim animal (o que explicaria a existência dos dinossauros). Estes paraísos não eram o mesmo Éden de Adão.


Os anjos foram criados antes da criação da terra. A primeira menção a existência dos anjos no contexto bíblico se dá logo após a expulsão de Adão e Eva do jardim do Edén. A Bíblia em Gênesis 3.24, menciona que um querubim (anjo de uma classe elevada, mais tarde veremos com detalhe sobre a hierarquia dos anjos) foi colocado a entrada do jardim para impedir que o homem retornasse.


No Antigo Testamento a palavra hebraica que se refere aos anjos, é encontrada 108 vezes. Já no Novo Testamento, a forma grega da palavra aparece 165 vezes.


Todas as criaturas de Deus foram criadas com um propósito. Os anjos foram criados com o propósito de adorar e servir a Deus (Isaias 6.3) e por isso eles habitam a mesma esfera espiritual que Deus (Salmos 104.4; Hebreus 1.14). Em uma dimensão superior a nossa.


Os anjos, mesmo sendo espirituais, são seres impares, com características que os distinguem dos demais. São diferentes em todos os sentidos: capacidade, força, sabedoria, poder e em aspectos físicos.


O número de anjos existentes é incalculável. Apesar de não tornar explícito o número de anjos, a Bíblia deixa a informação de que são muitos. Talvez o mesmo número de homens da terra, talvez um número maior ou até um pouco menor, mas os relatos bíblicos insinuam serem milhões.


A visão de Daniel fala em “milhares de milhares” e “milhões de milhões” (Daniel 7.10), já Jacó em sua visão da escada que tocava o céu, “multidões de anjos subiam e desciam” (Gênesis 28.12). João também viu “milhões de milhões” e “milhares de milhares” (Apocalipse 5.11). Outrossim, quando Jesus esta para ser preso, aproximadamente 600 homens vieram com Judas para levá-lo (uma corte é aproximadamente a décima parte de uma legião ’1000′), quando Pedro reagiu, cortando a orelha de Malco (João 18.10), Jesus lembra o discípulo que se Ele (Jesus) rogasse ao Pai, receberia o auxílio de 12 legiões de anjos. Uma legião ou tropa, entre os soldados romanos era equivalente a 6000 homens, ou seja, Deus enviaria 120 anjos para cada soldado romano. Em uma batalha um único anjo feriu 185000 homens (Isaias 37.36) (abordaremos a força dos anjos).


Os anjos habitam uma dimensão espiritual, são seres invisíveis aos olhos naturais, mas segundo o propósito de Deus eles podem se fazer visíveis (Mateus 1.20).Portanto, são eles, invisíveis ao nosso mundo material, apesar de existirem e estarem a nossa volta.


Apesar de serem superiores a nós, os anjos são “espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14), estão sempre ao nosso redor (Salmos 34.8) e até trabalham a nosso favor (Salmos 91), mas sempre sob a ordem do Senhor. Podem colaborar até com o pecador (Atos 8.26,35) e também induzir o pecador (Atos 10.5-6)(ATENÇÃO: Os anjos não são pregadores ou evangelistas, apesar de seguirem as ordens de Deus, eles não são responsáveis pela pregação do evangelho ’1 Pedro 1.12).


Nem toda vez que a Bíblia usa a frase “Anjo do Senhor”, esta se referindo aos seres angelicais. Por vezes a frase é usada para designar a manifestação de Cristo no Antigo Testamento. Quando isso acontece recebe o nome de Teofania, pois é Cristo se manifestando em forma corpórea de anjo.


A palavra Teofania (do grego theos = Deus e phanein = aparecer) seria aplicada a qualquer manifestação de Deus, entretanto, os estudiosos têm reservado o termo, para fazer menção a manifestação de Cristo no Antigo Testamento. Tais manifestações não são apropriadas para este tempo, nossos dias, receberam a encarnação do próprio Emanuel (Deus conosco ‘Isaias 7.14′).


Mas nem sempre o uso da frase “Anjo do Senhor” se refere a Teofania.


Desde o início dos tempos os anjos estão entre nós. Eles são protagonistas principais em uma guerra espíritual que iniciou no céu, a morada de Deus e dos anjos. Um símbolo perfeito no céu, um anjo consagrado e coroado como sinete da perfeição divina (Ezequiel 28.12), entre todos os seres do céu, ele era o mais belo, toda a inspiração divina havia sido dedicada a formar aquele que seria, dentre todos, o melhor.


Talvez toda a análise bíblica em torno dos anjos e as principais informações sobre a vida destes seres, esteja intimamente ligado aos relatos que as escrituras fazem sobre Lúcifer (Isaias 14.12). O ser perfeito de Deus, provávelmente foi criado juntamente com os demais anjos, a exceção do homem, todos os seres criados por Deus foram assim criados pelo seu mandar (Salmos 148.5). Lúcifer porém, manteve características singulares.


A perfeição de Lúcifer era incomparável, inigualável. Ele representava o melhor que havia no céu, na verdade ele era o símbolo máximo da perfeição existente neste lugar. Sua sabedoria e sua posição em relação aos demais anjos, seu poder de persuasão foram dádivas de Deus para o exercício do ministério que ele desenvolvia.


Sua beleza era incomparável, os olhos humanos ou qualquer imagem que você possa ter de belo, não se comparam a beleza deste ser. Suas vestes eram feitas de todo o tipo de pedras preciosas (Ezequiel 28.13) e há quem acredite que cada passo deste anjo produzia um som de adoração a Deus (Leia Ezequiel 31.8 e 9).


Este ser ocupava na hierarquia celeste a posição de um querubim (Ezequiel 28.14). Mas não um querubim como os demais (veremos a classificação dos anjos) mas um querubim ungido. Há quem acredite que ele ocupava uma posição superior ou semelhante a de Miguel, que era um Arcanjo (Príncipe dos Anjos). A base para esta afirmação esta no fato de Cristo ter identificado Lúcifer como sendo um “arc” (Príncipe) – príncipe deste mundo (João 12.31; João 14.30; João 16.11).


O privilegio deste ser era tão grande, que uma análise minuciosa das escrituras, nos leva a acreditar que ele tinha uma íntima e incomparável comunhão com o Criador (Jó 38.7). Além disso ele tinha livre acesso ao trono de Deus, entre os querubins que ficavam sob o trono, todos permaneciam parados no mesmo lugar, e quando andavam não se viravam de costas para o trono, entretanto, uma análise da Bíblia nos leva a acreditar que Lúcifer circulava livremente em volta do trono, para lá e para cá (Ezequiel 10; Ezequiel 28.14).


Entre as funções exercidas por este ser perfeito, a sua criação tinha um propósito ainda maior. Ele era o regente e talvez o mentor de toda a adoração a Deus através de instrumentos (Ezequiel 28.13). Como líder nato, dotado de uma grande sabedoria, poder, beleza e principado, sua capacidade de louvor e adoração a Deus, lhe renderam o título de diadema de louvor.

autor



Michael Caceres


Michael Caceres é um jovem pregador do evangelho e obreiro, discípulo de Jesus Cristo na cidade de Viamão-RS. Trabalhou durante cinco anos na área de Comunicação Social do Exército, na 3ª Região Militar. Contemplador, aprendiz e examinador de questões teológicas

Homilética: O texto bíblico do sermão


Na Segunda Epístola de Paulo a Timóteo 3.16 está escrito: “toda escritura é divinamente inspirada…”. Esta declaração fortalece o fato de que as Escrituras têm sua origem sobrenatural e, portanto, elas são infalível Palavra de Deus. Quando não havia Palavra de Deus escrita, o Todo-Poderoso revelava-se verbalmente às suas criaturas na terra.
Nestes tempos remotos, conforme registros do Antigo Testamento, o Senhor comunicava-se com o homem verbalmente. Tanto é que lá no Éden, Ele foi quem advertiu o homem para que não comesse do fruto da “árvore da ciência do bem e do mal” (Gênesis 2.17). Porém o não cumprimento da ordem Divina acarretou o drástico fim da comunhão entre Deus e sua principal criatura.
Mas Deus passou a dar ordem aos homens para que escrevesse num livro as orientações a seu sucessor. Primeiro foi Moisés: “Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué” (Êxodo 17.14). E a Bíblia afirma que ele “escreveu todas as palavras do Senhor (Êxodo 24.4), além de guardar o livro da Lei “ao lado da arca do concerto do Senhor” (Deuteronômio 31.26).
Daí surgiu à lista de livros contidos nas Escrituras, o cânon, a lista dos escritos reconhecidos pela igreja como documentos de revelação divina. Em grego isso significa uma régua, uma vara reta usada como régua (Ezequiel 40.3). Mas desse uso veio o outro sentido que a palavra tem em português – “regra” ou “padrão” (Gálatas 6.16; Filipenses 3.16). Aplicado a Bíblia, cânon é o conjunto de livros inspirados por Deus que transmitem a vontade do Eterno para sua igreja, regulamentando a vida e a conduta da fé dos cristãos. Os chamados “livros canônicos” da Bíblia, foram reunidos ao longo de 1600 anos de forma especial e harmônica.
A definição mais simples, porém direta e forte, que encontramos das Escrituras Sagradas é esta: A Bíblia é a inspirada e inerrante Palavra de Deus. Infelizmente, nem todos os teólogos aceitam a ortodoxia deste conceito. Porém o pregador naturalmente precisa de um bom texto para cada sermão que prega. E acima de tudo, precisa ter a Bíblia como sendo de fato a Palavra de Deus. Ela não se limita a conter a Palavra de Deus, ela é a Palavra de Deus. E ela também não se torna a Palavra de Deus, ela é e sempre será a Palavra de Deus (2 Timóteo 3.16).
O texto tem sido definido como “a passagem bíblica que serve de base para o sermão”. Mas de forma ampla, a palavra latina texere, de onde deriva a palavra texto, tem um significa essencial para o entendimento da importância do texto bíblico para o sermão. Ela quer dizer “tecer”, “construir”, “reunir”, “compor”, etc. Essa passagem deve “reunir” a ideia central do sermão. Ou seja, o ensinamento básico da exegese bíblica, a interpretação profunda de um texto bíblico, é que nunca se deve tomar um texto somente por pretexto, e logo esquecer dele.
Sem dúvida alguma, a escolha do texto é de grande importância. Quando acerta na escolha do texto os ouvintes prestam melhor atenção às suas palavras. É uma questão de comunicação. Isso mesmo! A questão da escolha do texto é uma questão de saber se comunicar.
A palavra Comunicação tem um enfoque etimológico que apresenta a derivação do latim “communis”, “communicare”, cujo significado é tornar comum, comunhão, comunidade, partilhar, associar, etc. Com esse mesmo sentido temos a palavra propaganda, que deriva de propagar (do latim propagare) e é definida pela maioria dos dicionários como “propagação de princípios e teorias”. Com esse significado, foi introduzida pela Igreja Católica, quando o Papa Clemente VIII fundou, em 1597, a Congregação da Propaganda, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo.
Por isso quanto mais o pregador estudar sobre o texto do sermão, mais preparado ele estará para transmitir a inerrante Palavra de Deus. O texto não deve ser extenso demais, entre 2 a 3 versículos no máximo, o assunto ou tema do sermão deve estar de acordo com o texto e principalmente textos objetivos, com situações similares a atual.
(Auxílio bibliográfico: José da Silva Um Pregador Leigo, por Jerry Stanley Key, 7ª edição – Editora JUERP; Comentário Bíblico Africano, por Adeyemo – Editora Mundo Cristão; O Cânon das Escrituras, por F.F. Bruce – Editora Hagnos; O Deus do Livro e o Livro de Deus, Lições Bíblicas, 4º Trimestre de 2008 – Editora CPAD; Manual Bíblico – Entendendo a Bíblia – Editora CPAD; Manual para Pregadores Leigos, por João Siqueira – Coleção PensarCristão; A Mensagem do Antigo Testamento, por Mark Dever – Editora CPAD; Dicionário Aurélio; Dicionário Bíblico Vine – Editora CPAD; Erros e Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar, por Ciro Zibordi – CPAD)

autor

Michael Caceres

Michael Caceres

Michael Caceres é um jovem pregador do evangelho e obreiro, discípulo de Jesus Cristo na cidade de Viamão-RS. Trabalhou durante cinco anos na área de Comunicação Social do Exército, na 3ª Região Militar. Contemplador, aprendiz e examinador de questões teológicas.

O que dizer do evangelismo de hoje?


Ultimamente vale tudo na tentativa de amenizar o atraso que provocamos na tarefa de ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura (racional).
Vale dizer que a Coca-Cola está em mais partes do mundo do que o Evangelho, uma comparação ridícula.
A Coca-Cola é um produto que entra e sai das prateleiras, o Evangelho é uma mudança de vida que implica em uma conversão de valores e atitudes. Em um país islâmico ninguém morre por comprar uma Coca-Cola mas se morre por aceitar a Jesus como salvador.
Vale realizar congressos de missões que mais parecem aula de estatísticas do que culto. Se expõe tão bem gráficos e porcentagens que se fizessem o mesmo com a bíblia muitos sentiriam o chamado!
Vale dizer que as igrejas estão atrasadas em seus métodos evangelísticos e que devem criar novas táticas  (Mais atraentes) que moldam o evangelho ao homem  e não exige que o homem se molde aos princípios do evangelho.
Vale ignorar o contexto da escritura e dizer que se o evangelho não for pregado a toda criatura Jesus não irá voltar, essa frase é impactante mas não é bíblica. O texto diz “E este evangelho será pregado a toda criatura… e então virá o fim Mt 24:14 “ o fim aqui é juízo final e não a volta de Jesus (Arrebatamento).  Interpretar erroneamente este texto é condicionar a volta de Jesus que é eminente.
Vale usar jargões do tipo : “ Pés que vão, joelhos que se dobrão e mãos que dão” quer dizer: que se você não puder ir então você deve orar ou contribuir e está tudo bem, como que se a oração e a contribuição pudessem substituir a ordem imperativa de Jesus que diz “ Ide”.
Em meio a tantos esforços para levar o evangelho acredito que nem todos são ineficazes, existem alguns bem relevantes como os folhetos criativos feitos pelo: www.folhetocriativo.com.br e os vídeos produzidos pelo www.marcosbotelho.com.br , esses julgo serem excelentes ferramentas para comunicarmos o Reino de Jesus.
Deus abençoe sua semeadura e sempre que você estiver indo para escola, indo para o trabalho ou indo para casa, que você possa ir falando de Jesus, lembre que isso também é cumprir o Ide.

autor

Alan César Corrêa

Alan César Corrêa

Casado, pai de Nicholas, reside em São Bernardo do Campo -São Paulo. Cursando 4° ano - Bacharel em teologia, membro da Igreja Evangélica Batista Nacional, trabalha no ministério com jovens. E-mail: alan@gospelprime.com.br

Convide Jesus para pregar em sua igreja!


Em João 6:60 o evangelista nos conta o que as pessoas diziam quando saiam de uma igreja a qual o pregador da noite tinha sido Jesus.
Uns diziam que não pretendiam voltar nunca mais, pois a pregação não agradou em nada.
Outros diziam que tinha sido terrível, foi um discurso duro, seco, inflexível e alguns falavam se tratar de um sermão violento e que nem João Batista pregaria assim!
A pregação de Jesus nesse dia realmente tinha sido severa ou até mesmo violenta como o original (Σκληρός) também nos sugere.

Mas afinal o que aconteceu que Jesus fez doer tanto assim os ouvidos da multidão?
Alguns diziam que em outras ocasiões em que ouviram Jesus pregar, seu sermão não tinha sido tão pesado, pelo contràrio agradava até mesmo as crianças que se aproximavam até ele e com mãos levantadas pediam o colo do amado mestre.
Mas então porque desta vez a igreja ficou vazia antes mesmo da benção apostólica?
Olhando o contexto (desde o versículo 24) nós percebemos que o discurso foi duro por dois motivos.
Primeiro porque Jesus dizia ser Deus (v.42).
Segundo por causa do tipo de público (v.34).
Nesse dia Jesus encontrou a igreja lotada por uma multidão que o buscava motivada pela forma errada, a igreja estava cheia de gente que o buscava por causa de bênçãos materiais (v.34), eles queriam receber do pão que alimenta o corpo e não o Pão do Céu que sacia a alma para sempre.
A multidão foi duramente confrontada por Jesus, pois Ele não pregou o que eles queriam ouvir nem realizou os sinais que eles queriam ver (v.30) apenas mostrou o verdadeiro valor do reino que era possuir não o pão que perece (benção materiais) mas o Pão que desceu do Céu (Ele próprio).
Jesus não atende as expectativas da multidão, e entre multidão (quantidade) e discípulos, Ele escolhe discípulos (qualidade) mesmo sendo um numero pequeno.
Agora que entendemos a forma como Jesus prega quando encontra uma multidão de hedonistas fica uma pergunta, como seria a pregação dEle em sua igreja?

autor

Alan César Corrêa

Alan César Corrêa

Casado, pai de Nicholas, reside em São Bernardo do Campo -São Paulo. Cursando 4° ano - Bacharel em teologia, membro da Igreja Evangélica Batista Nacional, trabalha no ministério com jovens. E-mail: alan@gospelprime.com.br

A eficácia do evangelho



Porque se contentar apenas com o crescimento numérico de igrejas, enquanto que, o Evangelho pode penetrar em todas as camadas da sociedade? Porque não acreditar que o Evangelho pode curar a maneira adoecida e equivocada de se fazer política? Porque não acreditar que a cultura, a literatura, e as mentes pensantes de nossa geração podem ser transformadas pelo Evangelho?
Seria extraordinário o Evangelho transformando a política brasileira, em um novo modelo de justiça e igualdade. Como seria a sociedade livre dos altos índices de violência, adultério, roubo, homicídio, e suicídio? Como seria acordar um dia e encontrar uma cidade mais saudável, equilibrada, feliz e livre? Qual seria a sensação de abrir o jornal e não encontrar mais as calamidades que assolam as nações? Tudo isso é possível quando o Evangelho torna-se realidade nos corações!
A Igreja não estará cumprindo de fato a sua missão, enquanto, apenas os templos religiosos estiverem abarrotados de pessoas ávidas pela prosperidade material, pacificação emocional ou qualquer outra intenção que não seja de fato a realidade de viver o Reino de Deus e a sua justiça.
O Evangelho almeja modificar desde as mais sutis manifestações da vida até os grandes sistemas e processos existências. Porém, o número de pessoas que tem vivido apenas na periferia dos portões do Reino de Deus é alarmante. Esses indivíduos chegam até a contemplar a beleza e a singularidade do Reino, mas acabam ficando entretidas com as mercadorias e comércios realizados do lado de fora.
Enquanto a Igreja não se desvincular de uma mensagem que apenas procure solucionar problemas de natureza temporais individualistas, jamais influenciará além dos seus portões.
A mensagem do Evangelho de Cristo sempre teve como objetivo tornar o Reino de Deus concreto na vida das pessoas. O espírito do Evangelho atende as necessidades individuais em seus pormenores, como também os de aspecto coletivo.
A dificuldade em absorver o espírito integral da mensagem do Evangelho, normalmente provoca atrasos indizíveis na missão da Igreja. A tentativa da descentralização de Deus para que os desejos narcisistas humanos sejam centralizados, pode ser notado em inúmeras letras de canções e conteúdo de algumas pregações. A doença do narcisismo religioso tem atingido um estágio tão crônico que atualmente muitos cultuam a si mesmos pensando estarem rendendo culto a Deus.
A estagnação e o retardamento da grande comissão da Igreja vêm acontecendo porque as luzes que encantam o mundo estão ofuscando a visão da Igreja. Como é rara a visão espiritual no mundo moderno!
A visão divina não apenas gera ideologias ou teorias, mas efetivamente proporciona a iluminação e o poder de ação.
Através da iluminação divina a Igreja descobre em primeiro plano onde se encontra dentro do panorama divino. Ninguém chega a lugar nenhum, sem antes conhecer de fato onde está no presente. Para um individuo viajar para qualquer lugar, primeiro deverá saber onde se encontra, para depois planejar a viagem.
O fracasso na maioria das vezes ocorre pelo desconhecimento do posicionamento atual. A revelação gerada pela visão proporciona o posicionamento substancial do individuo.
Um exemplo de Igreja que desconhecia seu posicionamento era Laodicéia – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” Ap. 3.17A ausência de visão na Igreja de Laodicéia era uma realidade sórdida – “que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Ap3.18, produzindo um estado de anarquia espiritual maquiado pela religiosidade e pela prosperidade material.
Após a visão posicionar o indivíduo dentro de sua realidade substancial, a iluminação atua como elemento de motivação. Isso ocorre porque o reconhecimento do estado de indolência produzirá desassossego – “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;” Lc 15.18 Quase sempre a confrontação do coração dormente com a chama da iluminação divina recondicionará o individuo no caminho da mudança. Não existe nenhum poder de natureza humana ou maligna que pode parar um coração iluminado pela visão divina.
Enquanto existir a visão de Deus a iluminação jamais cessará. E existindo iluminação sempre haverá ação. De modo que, a ação na vida do cristão é consequência da iluminação divina, Jesus disse: “…sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5). Existe de fato iluminação em nossos dias? Se existe, qual tem sido a iluminação dos representantes do Reino de Cristo? Temos apenas sonhado ou de fato estamos realizando? Contamos apenas história ou estamos participando efetivamente da construção do Reino de Deus?

Sula Miranda afirma que continua sendo cristã, mesmo gravando CD secular


Sula Miranda, depois de dois CDs evangélicos, resolveu lançar um álbum sertanejo para comemorar seus 25 anos de carreira. Mas ao contrário do que muitos acreditam, ela não negou a fé e continua se afirmando como cristã.

“Após fazer gospel, achei que não cantaria mais música sertaneja. Mas ao completar 25 anos de carreira, achei que meus fãs mereciam a homenagem”, se justifica a cantora em entrevista para o portal Ego.

Sobre sua vida religiosa ela diz que continua vivendo sua fé cristã. “Sou uma cantora sertaneja que vive a fé cristã e quero compartilhar. A conversão aconteceu porque houve um arrependimento geral, a vontade de ser outra pessoa”.

Mas engana-se quem pensa que ela se arrepende da carreira que teve ou das fotos sensuais que tirou nas capas de seus discos. “Não me arrependo das fotos sensuais que tirei, isso satisfez minha vaidade na época. Mas nunca quis posar nua. Sempre pensei: o que isso vai agregar na minha carreira?”, disse Sula Miranda.

Mesmo sem se arrepender, hoje o comportamento dela é bem mais discreto como ela mesma afirma. “Hoje também evito usar roupas curtas, já vou fazer 49 anos. Meu filho tem 14 anos e esta questão familiar é importante”.

Assembleia de Deus é a denominação que mais cresce entre os evangélicos


Dos brasileiros que se declaram evangélicos, 60% são pentecostais o que representa 10,4% da população do Brasil.
De acordo com dados do Censo divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE, a Assembleia de Deus é a igreja que mais cresceu no Brasil entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões de membros para 12,3 milhões.
Os dados confirmam que a AD continua sendo a maior denominação evangélica do Brasil, mesmo sendo dividida em tantos ministérios. Fundada em 1911 por missionários suecos que desembarcaram em Belém (PA), hoje, 101 anos depois, a Assembleia de Deus está espalhada por todos os estados do país reunindo membros de todas as idades e classes sociais.
O Censo de 2010 mostra que entre os brasileiros que se declaram evangélicos, 60% – que representa 10,4% da população – são de igrejas pentecostais, enquanto que apenas 18,5% são de igrejas históricas como luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas e etc. Essa parcela representa 4,1% dos brasileiros.
O coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cláudio Dutra Crespo, fala sobre o crescimento dos evangélicos do Brasil. “O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais. As de missão pararam de crescer”, disse ele.
As igrejas neopentecostais também estão em ritmo de crescimento, principalmente a Igreja Mundial do Poder de Deus que apareceu no Censo pela primeira vez, mesmo tendo mais de 14 anos de existência.
Tanto o ministério de Valdemiro Santiago, como a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R. Soares, estão aumentando o número de fiéis, enquanto que a Igreja Universal do Reino de Deus (a maior do país nesse segmento) continua perdendo membros.

Novo Código Penal apoia aborto, drogas e criminalização da homofobia; Pr. Silas comenta


O Senado iniciou nesta quarta-feira (27) a análise formal de um novo Código Penal para o Brasil. O anteprojeto contendo proposta de reforma elaborada por uma comissão de juristas foi entregue ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
As mudanças propostas envolvem questões polêmicas, como a extensão de casos em que a mulher poderá realizar o aborto, a permissão para plantio de drogas para uso próprio e a criminalização da homofobia.
Os juristas mantiveram a prática do aborto como crime, mas permitem a realização em casos que impeçam a vida do bebê fora do útero ou de incapacidade psicológica da mãe para a maternidade, atestada por médico ou psicólogo.
Pastor Silas Malafaia comenta:
As aberrações da proposta do novo Código Penal:
1) Uma mulher pode interromper uma gravidez até o terceiro mês se um psicólogo ou um médico atestar que ela não está preparada para ser mãe. Que absurdo!
Desde quando um médico ou um psicólogo tem dados científicos para dizer que uma mulher não está preparada para ser mãe?
A mulher, biologicamente e psicologicamente, já foi formada para ser mãe!
É uma maneira descarada de aprovar o aborto, contrário a princípios constitucionais que protegem a vida.
2) Outro absurdo é a liberação do uso de drogas. Tanto cultivar e transportar drogas para uso pessoal está liberado! Aí tem um dado dos hipócritas: consumir drogas perto de escolas é crime. E a hipocrisia geral: criminaliza o traficante.
Por algum acaso quem consome drogas, adquire de quem, um ser extraterrestre ou um demônio que saiu do inferno para vender drogas?
Uma verdadeira palhaçada! Todo mundo sabe que a liberação de drogas aumenta o seu consumo, e as drogas são um dos elementos mais terríveis como produtora de violência.
3) Outro erro é comparar comportamento homossexual com racismo. Raça você não pede para ser ou não decide ser, é! Homossexualismo é comportamento!
4) Outro absurdo é permitir a baderna de movimentos sociais, tais como MST, que quebram repartições públicas, privadas e que o novo Código Penal os protege.


Vaticano aposta em novas formas de evangelização para fazer frente à globalização


Algumas características da pós-modernidade, como globalização, crise econômica, consumismo e proliferação de seitas religiosas estão obrigando a realização de novas formas de evangelização, segundo uma declaração apresentada na última terça-feira (19) no Sínodo dos Bispos, no Vaticano.
O documento de trabalho apresentado na XIII Reunião Anual Geral do Sínodo dos Bispos, tem como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Este será o lema da próxima reunião a ser realizada entre 7 e 28 de outubro no Vaticano, segundo o Terra.
A declaração aborda as novas formas de expressão que devem ser utilizadas para transmitir “a verdade eterna de Jesus Cristo, porque só uma fé muito sólida e robusta nos mártires pode dar estímulo para muitos projetos pastorais e estar à altura das necessidades do homem e as expectativas das sociedades de hoje”.
O documento de 80 páginas foi elaborado com as propostas sintetizadas em conferências episcopais, igrejas orientais, departamentos da Cúria Romana  e União dos Supervisores Gerais das Congregações.
Em um dos pontos ressaltados pelo texto está a chamada “nova evangelização”, que não significa um “novo evangelho”, pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje  e sempre”.
O texto ainda diz que ela é uma resposta aos sinais dos tempos e às necessidades dos povos de hoje.
Entre as características dos tempos modernos ele cita a “eliminação da questão de Deus e que a ciência e a tecnologia estão se tornando uma religião”.
O texto por fim sublinha a necessidade de que as comunidades cristãs encontrem energia para oferecer aos homens a própria experiência. Além disso, considera as famílias elemento básico para a nova evangelização.

Fonte: Gospel Prime

Evangélicos do Paraguai pedem oração pela paz no país


Com o impeachment do presidente Lupo o país passou a sofrer de diversas formas pela pressão política e pela tomada do Estado 
 
A Associação de Pastores Evangélicos do Paraguai enviou um comunicado pedindo oração para as igrejas cristãs do país e de todo mundo, para que intercedam pedindo paz, reconciliação e unidade entre todos os paraguaios.
 
Os recentes problemas políticos estão resultando em uma série de conflitos no país. No texto eles citam a base bíblica de I Timóteo 2:1-5 que pede pela divina direção, proteção e benção de Deus em favor do povo paraguaio e do governo.
 
“Como ministros de Cristo somos mensageiros permanentes da paz, do amor, do perdão, da amizade, da unidade, da igualdade, da fraternidade, da tolerância, da liberdade, da solidariedade, da reconciliação, da felicidade, do respeito, da cooperação, da honestidade, da humildade, da decência e da fundamental fé em Deus. Pedimos a Deus que estes grandes valores e virtudes reinem em nosso país permanentemente”, diz o comunicado.
 
O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo na última semana depois de ser julgado e considerado culpado por “mau desempenho”, mas ele pretende resistir ao novo governo.
 
Diante do caos que tem se instalado no país, a APEP pede oração para que Deus conceda muita sabedoria e inteligência para as autoridades dos três poderes do Estado para que eles encontrem uma solução satisfatória para todo o povo paraguaio.

Ascensão e queda do rei Salomão


Rei Salomão
Texto: I Reis 11:1-13 

Introdução


A. Conheça o mais sábio tolo da Bíblia - Salomão, o rei com o coração vazio 
1. Nenhum homem começou com mais promessa do que ele. 
2. No entanto, um bom começo não significa um bom final. 
3. Salomão deriva e, finalmente, desertou - Isso pode acontecer a nós? 
B. Olhe para os destaques de sua vida 
1. Sua descrição perfeita I Reis 1-10 (o rei que não poderia fazer nada errado) 
2. Sua doença fatal - o pecado - não levar Deus a sério 
3. Sua queda final - I Reis 11:4-6 
C. O que causou esta queda desastrosa na vida de Salomão? 
1. Em uma palavra, “compromisso” que levou o rei a queda 
2. E, finalmente, todos os seus compromissos o levou a um Rei com o coração vazio

I. Ele comprometeu sua sabedoria

A. Deus havia abençoado Salomão com grande sabedoria (I Reis 3) 1. Por um tempo ele usou a sabedoria de uma forma útil 
2. I Reis 4:29-34 é uma descrição completa desta sabedoria de Deus. 
B. Mas Salomão logo se tornou um sábio tolo 
1. Ele se casou com mulheres pagãs que adoravam ídolos 
2. Teve 700 esposas, princesas e 300 concubinas, e "suas mulheres lhe perverteram o coração" I Reis 3:4 
3. Que tolos somos quando nós permitimos que alguém ou alguma coisa leve nosso coração para longe de Deus (II Coríntios 6:14-18) 
4. Seja sábio, cuidado no seu relacionamento com aqueles que não são cristãos. Deixar as pessoas erradas em sua vida pode facilmente significar um desastre e destruição I Coríntios 15: 33

II. Ele comprometeu sua caminhada

A. No inicio Salomão tinha uma comunhão íntima com o Senhor 1. Ele construiu o templo, e o dedicou a Deus - I Reis 8:14-21 
2. Sua oração de dedicação é uma das mais belas - 8:22-53 
B. Deus continuou a lembrá-lo da importância de uma caminhada diária com Ele. 
1. I Reis 9:4-9 - Deus disse a ele tudo o que ele precisava fazer para receber a Sua bênção 
2. No entanto, Salomão comprometeu sua caminhada, e começou a andar com outros deuses 
3. Não podemos servir a dois senhores - Mateus 6: 24. Escolha quem você serve - Josué 24: 15 
4. Determine-se a andar diante de Deus na verdade e em novidade de vida - Romanos 6: 4; 8:1,4 
5. Não comprometa a sua caminhada com Deus!

III. Ele comprometeu sua riqueza

A. Deus havia abençoado Salomão com uma grande riqueza 
1. Quando a rainha de Sabá viu a sua sabedoria e a riqueza ela ficou espantada. I Reis 10:6-7 
2. No entanto, essas grandes bênçãos se tornaram obstáculos para Salomão. 
3. Ele começou a confiar em suas riquezas mais do que confiar em Deus. 
B. O dinheiro é um servo maravilhoso, mas é um mestre muito duro 
1. Nós podemos realizar grandes coisas para o Senhor com o nosso dinheiro 
2. É por isso que eu acredito que cada cristão deve dar como Deus tem prosperado 
3. Não há desculpa para não dar, e ele bloqueia as bênçãos quando não damos - Malaquias 3: 8-10 
4. Se Deus o abençoou com riqueza, Ele te faz responsável por aquilo que você faz com ela. Se você não tem muito, ainda assim continue sendo fiel nos dízimos e nas ofertas! I Coríntios 16:1-2

IV. Ele comprometeu sua adoração

A. I Reis 11:5-8 - ele não segue totalmente o Senhor.
B. Ele mesmo construiu centros de adoração pagãos - não é de admirar que Deus estivesse zangado
C. Só Deus deve ser o único objeto da nossa adoração Mateus 4: 10
 
1. Ele não vai aceitar o segundo melhor 
2. Devemos ter certeza de que O adoramos em espírito e verdade - João 4:24; Lev.10

V. Ele comprometeu seu testemunho

A. Salomão foi um mau exemplo diante de um mundo descrente 
1. Em vez de influenciá-los para o bem, o influenciou para o mal 
2. Não é de admirar que Deus arrancou o reino dele - I Reis 11:11-13 
3. Deus levantou inimigos de Salomão contra ele, 11:14-25 
B. Quando comprometemos o nosso testemunho, podemos esperar problemas virem em nosso caminho 1. Deus tira a cobertura de proteção de nossas vidas quando desobedecemos 
2. Ele faz isso para nos trazer aos nossos sentidos e de volta a Ele. 
3. Ele não nos permite viver uma mentira e ser um hipócrita!

Conclusão:

1. Nossa oração deve ser - "Ajuda-me Senhor, não só começar a corrida, mas termina-la bem. Ajuda-me a não comprometer a minha fé e amor por ti. Em vez disso mantenha-me perto da cruz e de Cristo que morreu por mim lá" 
2. O problema de Salomão não foi a ignorância, mas francamente a rebelião. Ele sabia o que era melhor, mas não fez o melhor. 
3. A única coisa que importa não é o sucesso e a prosperidade, mas Deus! - Eclesiastes 12:13-14 
4. O dinheiro não pode comprar o amor - nem um lugar no céu - Lucas 12:15 
5. Buscai primeiro o reino - Mateus 6:33 - Entrega seu coração a Jesus Cristo. 
6. Ele vai encher o seu coração vazio com bênçãos incontáveis ​​e incontáveis ​​quando você entregar a Ele hoje

Pr. Aldenir Araújo

Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2012/04/ascensao-e-queda-do-rei-salomao.html#ixzz1zNbc4LtD

Uma grande porta está aberta


Texto: I Coríntios 16:9
Introdução: Paulo, escrevendo aos Coríntios em Éfeso em sua terceira viagem missionária, expressa seu desejo de ver os convertidos crentes de Corintos novamente e passar algum tempo significativo com eles. Mas ele teria de esperar até que Deus terminasse com ele em Éfeso, onde ele ficaria até o Pentecostes, porque Deus abriu para ele uma porta grande e eficaz no trabalho lá. Eu quero pregar hoje sobre "Uma grande porta está aberta." 
A porta aberta fala de uma oportunidade que precisa ser aproveitada. Deus tinha aberto a porta para Paulo ministrar em Éfeso. Deus sabe como abrir a porta.  
Oséias 2:15, Ele abriu uma "porta da esperança" 
Atos 14:27, Ele abriu uma "porta da fé" 
Colossenses 4:3, Ele abriu uma "porta da palavra" 
Apocalipse 3:8, "Eu tenho posto diante de ti uma porta aberta, e nenhum homem pode fechar" 
João 10:7 e 9, Jesus disse: "Eu sou a porta" Ele sabe como abrir a porta! Você pode pensar que o mundo está cercando você, e não há nenhum caminho, mas ele faz um caminho onde não há caminho. Ele fechou a porta da arca quando chovia, mas quando as águas pararam, ele abriu a porta de novo! Paulo tinha uma porta aberta, uma oportunidade no ministério, um lugar para servir a Deus com a liberdade do Espírito Santo, e foi até Paulo usar a porta. Deus cria a porta, abre a porta, e cabe a nós usar a porta! 
I. A descrição da porta.
A. A perspectiva de uma porta: 
- Grande no tamanho e grande no seu significado. A obra de Deus não é um trabalho sem proposito. É uma grande obra, uma vocação, uma responsabilidade considerável, e um trabalho significativo. O que se passa nestas salas de escola dominical é maior do que o que está acontecendo nas sessões de estratégia em megacorporações! Nós estamos fazendo a obra do Senhor enquanto ele fornece uma porta aberta! Nós lidamos com a perspectiva da eternidade. É uma grande porta. 
B. A produção da porta: 
- Eficaz, produz um efeito, adaptado para o sucesso, apresenta oportunidades de grande efeito. Houve uma grande oportunidade para a pregação do Evangelho. Havia homens que precisavam ouvir. Havia homens que queriam ouvir.  Paulo estava dizendo que havia trabalho a fazer, mas Deus tinha dado o lugar para fazê-lo e o poder para terminá-lo. 
C. A posição da porta: Aberta. 
- Uma porta fechada é mais semelhante a uma barreira do que uma passagem. Deus vai colocar essas em sua vida algumas vezes, também, e se ele fecha a porta, ninguém pode abri-la. Mas, Paulo disse que Deus tinha apresentado a ele uma porta aberta. Não era uma barreira, mas era uma passagem para compartilhar o Evangelho. Paulo não estava disposto a abandonar o lugar onde ele estava fazendo trabalho para Deus enquanto Deus mantinha a porta aberta.
II. A perturbação na porta: (Há muitos adversários)
A. Todos nós os enfrentamos. Às vezes é de fora da igreja. Às vezes é de pessoas religiosas. Às vezes, é de dentro de nós! Mas Paulo pediu oração, quando ele estava escrevendo aos Tessalonicenses dizendo em II Tessalonicenses 3:1-2: "Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, e para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos". 
B. Seu inimigo vai se opor a você: I Pedro 5:8, Ore para que a Palavra tenha curso livre, realize o seu trabalho e o propósito de Deus sem obstáculos, não sem oposição, apenas sem obstáculos. Homens mal, irracionais, ímpios podem se opor a você, mas quando Deus abre as portas, eles não podem impedir. Isaias 59:19 "Quando o inimigo vier como uma enchente, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele". Apocalipse 3:8, mesmo as portas do inferno não prevalecerão contra ela!
C. Sua família vai lhe oprimir: I Samuel 1:7, Penina oprimia Ana cada ano, quando eles iam para o culto por causa de sua incapacidade de ter filhos. Às vezes, os membros da família vão distraí-lo do culto com coisas que nada têm a ver com o que você veio para a igreja começar. Você terá que pressionar através do adversário. 
D. Seus amigos vão obstruir você: Salmos 41:9 "Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar”. Todos nós enfrentamos isso de vez em quando. Um amigo que nos dá uma tapinha nas costas com uma faca em suas mãos!  
Você está experimentando uma perturbação em sua porta? A oportunidade de servir a Deus é grande, mas a oposição está presente. Você deve se pressionar através dela! 
III. O discípulo diante da porta: 
Paulo olhou para a porta aberta e viu que...
A. Ele foi escolhido: (Aberta a mim), outros não poderiam fazer o que Paulo tinha sido escolhido para fazer. Era a sua porta, sua oportunidade, seu ministério, e sua responsabilidade. 
B. Ele foi desafiado: (Há muitos adversários), Ele não estava ciente dos desafios, mas ele não estava com medo do inimigo. 
C. Ele estava comprometido: v. 8, (Mas eu esperarei até que...) Você vai ficar? Você vai trabalhar? Você vai se comprometer?  
Você percebe que você foi escolhido? Você vai se levantar para o desafio? Você vai se comprometer a passar por essa porta? 
Conclusão: O lugar que você tem sido chamado para o trabalho parece tão pequeno e pouco conhecido. Mas é ótimo se Deus está nele, e ele não vai esquecer o que é seu! Trabalhe, enquanto a porta está aberta, e até que Deus feche.
Pr. Aldenir Araújo

Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2011/07/uma-grande-porta-esta-aberta.html#ixzz1zNb5JwyH
 

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook