We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

terça-feira, 1 de maio de 2012

Os princípios das decisões do cristão



Quer admitamos ou não, nenhuma ação é moralmente neutra. Tudo o que fazemos gera conseqüências que inevitavelmente irão se refletir em nossa vida pessoal, familiar e social. Portanto, que fazer para precavermo-nos de que nossas decisões não interferirão negativamente na nossa vida e na das pessoas à nossa volta? Quais as bases éticas que, uma vez estabelecidas em nossos corações, nortearão nossas decisões, produzindo resultados coerentes, justos e abençoadores?
À guisa de introdução, é necessário, antes de debruçarmo-nos sobre essas bases, frisarmos que tipo de ética não deverá ser adotada pelo cristão.
Em linhas gerais, há três tipos básicos de ética no mundo: a Ética Normativa, a Ética Teleológica e a Ética Situacional.
A Ética Situacional, também chamada de Ética Amoral, é a que relativiza os conceitos de certo e errado conforme a conveniência. Ela é muito comum hoje em dia no mundo, especialmente no meio político. Trata-se do velho discurso: “Tudo é relativo e temporal; o que deve nortear nossas decisões são as circunstâncias”. Não serve, obviamente, para o crente.
A Ética Teleológica, por sua vez, é a Ética Imoral, que se apóia no axioma maquiavélico “Os fins justificam os meios”. Também não nos serve.
A Ética Normativa, finalmente, é aquela chamada também de Ética Moral, e que consiste em basear as decisões em princípios e regras inamovíveis. Tal ética norteia o exercício das profissões e, principalmente, as religiões. Essa ética é a que mais se aproxima da Palavra de Deus. Aproxima-se, apenas. Isso porque a Ética Bíblica vai além do conceito normativo, de regras fixas, como o próprio Jesus afirmou inúmeras vezes em suas parábolas, no Sermão da Montanha e no contundente discurso contra o farisaísmo, em Mateus 23.
A Ética Bíblica é que deve ser o orientador do cristão. Por Ética Bíblica entende-se, claro, uma ética pautada nas Sagradas Escrituras, o que nos faz ir além das normas morais convencionadas e estabelecidas, porque nem sempre obedecer a normas fixas é suficiente. A Ética Bíblica está acima de qualquer outro tipo de ética.
Porém, embora a Ética Bíblica seja o fundamento principal da conduta do cristão, ela não deve existir sozinha, mas atrelada a dois outros pilares a compor nossa estrutura ética: a vocação pessoal e a perspectiva da cultura em que se está inserido. Isso não significa dizer que a Ética Bíblica seja insuficiente, muito pelo contrário! O que se quer dizer aqui é que os princípios bíblicos sobre os quais a vida do cristão deve ser estruturada só poderão ser aplicados, experimentados, encarnados e cristalizados sobre o pavimento da vocação pessoal e da cultura na qual o cristão está inserido. Sem a consciência de sua vocação e o entendimento do seu contexto, o cristão não poderá aplicar sabiamente os princípios bíblicos à sua vida para produção de frutos abençoados.
Precisamos entender que a Igreja, apesar de originada em Deus, é composta por seres humanos e mostra-se inserida sempre em um contexto cultural. Ela é divinamente instituída, mas humanamente constituída, e existe dentro de um contexto. Justamente por isso, um dos maiores desafios para os cristãos de hoje é refletir, em seu relacionamento com a cultura, valores morais concretos conforme a Bíblia Sagrada, vivendo de modo agradável a Deus.
Em suma, estes são, em ordem hierárquica, os três pilares da conduta do cristão: em primeiro lugar e acima de tudo, Deus e a Sua Palavra; em segundo lugar, a vocação pessoal; e, por fim, a cultura em que se vive.
Pr. Silas Daniel
Postado por: Eber Heli Chagas Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook