We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A fé em meio às tribulações Somos como uma embarcação sobre as águas do mar da vida podendo ser levada pelos mais diversos tipos de vento.


Por que nossas atitudes de confiança e tranqüilidade diante das adversidades transformam-se em atitudes de insegurança?
(Marcos 4:35-41)
35 - E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
36 - E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
37 - E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
38 - E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te importa que pereçamos?
39 - E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
40 - E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
41 - E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?
(Perto do fim do dia Jesus convidou seus discípulos a navegarem até a outra margem do Mar da Galiléia)
Vários estudos indicam que o termo (dia) se refere a alegria, tempos de bênçãos, refrigério e felicidade enquanto que (noite) à tristeza, tribulação, tempos difíceis e infelizes. Percebamos então que estava perto do fim do dia, ou seja, aquela situação estava perto de mudar. O Mestre convidou seus discípulos a saírem de uma margem do mar e ir para o outro lado como se fosse um teste prático de fé. Jesus juntamente com seus discípulos vinha de uma jornada de muitas curas, muitos milagres, portanto dormiu durante a viagem. Enquanto Jesus dormia, os discípulos se mostravam confiantes visto que estavam sob a companhia do Mestre. Aquele que sempre realizou muitos prodígios e milagres. O que temeriam?
De repente uma grande tempestade os alcançou. Ou seja, houve uma mudança de situação: Antes (dia), a bonança cercava de tranqüilidade aquele barco e agora (noite), a tempestade tenta levá-lo a deriva. Naquele instante, os discípulos mudaram os sentimentos também. Tornaram-se temerosos mesmo sabendo que o Mestre (dormindo) estava com eles. Eles perguntaram:
38 - Mestre, não se te importa que pereçamos?
Ficaram muito temerosos e pensaram que Jesus não estava preocupado com eles e com a situação em que se encontravam (com o barco quase à deriva). Percebam que rapidamente os sentimentos de confiança daqueles discípulos se tornaram em ‘atitudes de desconfiança e desespero’. Refiro-me a atitudes de desconfiança porque eles foram acordar o Mestre para resolver aquela situação não sabendo que eles mesmos poderiam ordenar, pela fé, que os ventos e mar lhes obedeceriam (Mc.4:40).
Somos como uma embarcação sobre as águas do mar da vida podendo ser levada pelos mais diversos tipos de vento. Às vezes as águas estão calmas, e o sol brilha alegrando os nossos dias, mas de repente, o tempo pode mudar trazendo as tempestades, as dificuldades e assim como os discípulos, ficamos sobressaltados e temerosos chegando a pensar que Jesus não se importa conosco tão pouco com a situação em que nos encontramos.
40 - E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Ah a fé! E o que é a fé?
Segundo o Dicionário Bíblico Universal (BUCKLAND, 1999) a fé cristã é uma completa confiança em Cristo. A fé é descrita como ‘uma simples mas profunda confiança Naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras’. A mais simples definição de fé é uma confiança que nasce do coração. 
Como Jesus estava com os discípulos no barco certamente pensaram que não haveria tempestade. Jesus no início dessa passagem convida os discípulos a passarem para o outro lado, ou seja, Ele não falou de uma viagem tranqüila, sem tempestade ou ventos fortes, mas uma chegada certa: “Passemos para o outro lado”. 
Diante das tempestades devemos pensar que se Deus está em nossa embarcação o nosso barco não irá afundar. Temos que crer e ter fé que a tempestade vai se acalmar e nosso barco navegará tranquilamente até chegar do outro lado.
Se a tempestade assola a tua vida saibas que ela não vai durar a vida toda. Lembre-se da “Extraordinária Presença de Jesus” (MALAFAIA, 2009) na sua vida. Se acaso fraquejares assim como os discípulos, lembre-se de Jesus, Ele mesmo fará o mar e os ventos se acalmarem.
37 - E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
Embora o vento soprasse tão forte e as ondas subissem por cima do barco e começasse a enchê-lo d’água a tempestade não os fizeram naufragar. Então as tribulações e dificuldades não vêm para nos destruir e sim para nos ensinar e fortalecer a nossa fé. Mas os nossos sentimentos em meio as adversidades mudam e queremos muitas vezes que Jesus esteja a disposição quando elas chegarem para evitar que a nossa embarcação balance sobre o mar revolto da vida. Entretanto, só o nosso Pai sabe se é o momento certo da mudança acontecer e do mar revolto se acalmar. Uma coisa é certa: Chegaremos do outro lado. 
Na vida teremos muitas surpresas desagradáveis (Jo 16: 33), desafios, lutas, mas a Palavra de Deus nos ensina a enfrentar tudo isso por meio da FÉ e ainda nos trás vários exemplos  como:
O Pai da fé: Abraão teve a atitude de entregar seu único filho por amor a Deus.
A ousadia de Davi: que teve a atitude de enfrentar o gigante porque sabia certamente que Deus estava com ele.
Não se deixou influenciar: Daniel teve toda oportunidade do mundo para se afastar de Deus, mas teve a atitude de permanecer fiel e Deus o honrou colocando-o como governador da Babilônia.
Pela fé, Pedro disse ao paralítico: Levanta-te e anda. E ele levantou e andou.
E você tem a presença de Jesus em sua vida?
Lembre-se que se Jesus estiver no seu barco, certamente chegará seguro do outro lado.
Referências:
BÍBLIA SAGRADA. SP - Edição de 1995. 
BUCKLAN, A.R. Dicionário Bíblico Universal. Editora vida. SP. 1999.
MALAFAIA, Silas. Um exemplo de fé a ser seguido. Ed. Central Gospel. RJ. 2009.
A Extraordinária Presença de Jesus. Ed. Central Gospel. RJ. 2009.
Ana Kleya VisgueiraMembro da I Congregação da AD do Dirceu II - Formada em Pedagogia pela UFPI – Esp. em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Educadora Infantil – Professora de IES, Graduação e Pós – Palestrante – Mestranda em Educação pela UACDE – PY.
Ana Kleya Visgueira

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook